Como de costume aos Domingos, meu marido Rafael, já que somos gaúchos, assou um belo churrasco. No espeto ou na parrilla, sempre sai um assado domingueiro aqui em casa.
No Domingo imediatamente posterior à eleição de um Papa argentino - portanto, gaúcho, pois uruguaios, argentinos e riograndenses são todos gaúchos -, não poderia ser diferente. Aproveitamos o assado, feito na parrilla, como é tradição dos gaúchos platinos, para comemorar o dom do Papa Francisco, dado por Deus à Igreja.
Para decorar o prato, imprimimos bandeirinhas da Argentina e do Vaticano, e uma foto do Papa, e pedimos que a Maria Antônia, nossa mais velha, colasse essas figuras em uns palitinhos de churrasco.
Depois, foi a fez do Rafa faz a parrillada: com vazio (como chamamos, no RS, a fraldinha do resto do Brasil, por causa do "vacío" dos uruguaios e argentinos), calabresa e pimentões recheados.
Não faltou uma maionese de leite com temperinhos verdes, a nossa maionese verde. É dia de São Patrício: alguma coisa verdinha tem que ter!
E ainda por São Patrício, Apóstolo da Irlanda, uma cerveja irlandesa tradicional:
Enfim, o prato montado, com as carnes, os pimentões e as figuras decorativas:
Umas empanadas dulces, outro prato próprio da pampa, principalmente da Argentina, terra do Papa: algumas de "crema", outras de "dulce de leche":
4 comentários:
sensacional os pequenos detalhes incorporados na refeição, junto com a participação dos pequenos! muito bom o post e as
Aline, qual a receita da massa das empanadas?
Anita, é o Rafael, esposo da Aline.
Obrigado pela pergunta.
A massa comprei pronta, pela falta de tempo. É uma massa de pastel de forno mesmo, mas dá pra fazer com massa de pastel para fritas, tendo só que vigiar para que não quebre.
As massas de empanadas variam. Há a empanada salteña, a empanada uruguaia, a empanada bonairense (que é frita) etc.
Oi, Rafael, obrigada pela resposta. Gosto muito do blog de vocês, um bom exemplo para as famílias.
Postar um comentário