Praia e frio

As temperaturas baixas do RS deram uma amenizada ontem. Tivemos um clima de 14º. Para nós, "esquentou". O Rio Grande é realmente diferente do resto do Brasil - ainda que locais de SC, PR, SP e até MG, tenham seus momentos de frio intenso. Mas como aqui (e nos Campos de Cima da Serra Catarinense), mantendo-se a "friagem" por vários meses, e com  temperaturas próximas ou abaixo de zero, não tem.

Aproveitamos que esquentou um pouco e fomos passear na praia com as crianças. Esquentou em termos, né? 14º não é uma temperatura em que as pessoas costumem tomar banho de mar... O frio combina com a praia, a nossa ver, ela fica deserta, mais bonita.

O município de Santa Vitória do Palmar tem as duas coisas: zona rural e praia, campo e mar, agropecuária extensiva e balneário. E mais: temos as duas praias de mar ao mais ao sul do Brasil, as "primeiras" de baixo para cima: a Barra do Chuí - que faz divisa com a uruguaia Barra del Chuy, a mais ao norte do país vizinho, e onde fica o famoso Arroio Chuí, ponto mais meridional do território brasileiro -, e a Praia do Hermenegildo. A esta último fomos passear na tarde de ontem. 

Um momento importante para tirar os pequenos de casa, e conviverem com a natureza, tendo outras experiências e aprendendo a contemplar as maravilhas da Criação para que, assim, adorem ao Criador.

Primeiro, preparamos o mate para levar:


































Depois, "cinchamos" bem as crianças no carro!

















E então chegamos ao Hermenegildo, ou Hermena, como carinhosamente o povo daqui chama. Aliás, o Hermena é a maior praia do mundo em extensão territorial!


Rafael Vitola Brodbeck

3 comentários:

Lívia Guimarães disse...

Lindas fotos!!
Bentinho tá uma gostosura.

UM CANTINHO SÓ MEU disse...

Muito legal. Não sabia que o Chui era no município de Sta. Vitoria. Linda praia. Mas acho estranhíssimo ir na praia de casaco hehe. Lindas fotos!

Rafael Vitola Brodbeck disse...

O Arroio Chuí fica em Santa Vitória. A Barra do Chuí, que é onde fica o Arroio, também. Mas existe também o município do Chuí, que fica a 10 minutos do centro de Santa Vitória e bem perto da praia da Barra e do Arroio. A cidade do Chuí é a cidade mais meridional do Brasil, mas o município mais meridional é Santa Vitória, pois ele dá uma volta e pega uma "pontinha" lá embaixo do município do Chuí, onde ficam a Barra e o Arroio. Há também o Chuy, cidade do Uruguai, do Departamento de Rocha, que faz divisa com o Chuí brasileiro, e que uma praia também, a Barra del Chuy, que faz divisa com a Barra do Chuí, em Santa Vitória.

Podes entender mais aqui nessa mapa, Ju: https://maps.google.com.br/maps/ms?msid=214425799675040294469.0004dfc8347c17282fea1&msa=0&ll=-33.640919,-53.365402&spn=0.284111,0.676346

[Domestica Ecclesia] © - Copyright 2013-2017

Todos os Direitos Reservados.
Citando-se a fonte, pode ser o conteúdo reproduzido.