Mês das missões: crianças evangelizadoras

Outubro, além de mês do Rosário, é o mês das missões. Isso porque é nele que comemoramos Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira universal das missões católicas.

Mas como ela poderia ser modelo de missionária, se ela viveu reclusa em seu Carmelo?


"Santa Teresinha de certa forma é um paradoxo. Escreveu muito pouco – apenas A HISTÓRIA DE UMA ALMA, e algumas cartas; viveu nove anos escondida no Carmelo de Lisieux, e ali morreu aos 24 anos. Mas por que ele foi declarada em 1927, pelo Papa Pio XI, 'Patrona Universal das Missões Católicas' e proclamada 'Doutora da Igreja' em 1997 pelo Papa João Paulo II? Por que essa menina tão humilde e escondida abalou o mundo?

A resposta é a sua santidade. Ela disse 'Não quero ser santa pela metade, escolho tudo'. O seu desejo mais profundo era ser missionária 'desde a criação do mundo até a consumação dos séculos'. Ela realizou isso, não viajando e pregando pelo mundo todo como o gigante São Francisco Xavier, também Patrono das Missões, descobrindo que no coração da Igreja sua vocação era o amor; sabia que seu coração era de todos. Vivendo esse amor ela atingiria toda a Igreja, mesmo sem sair do Carmelo: os pecadores, os sacerdotes, e os missionários. Por tudo isso se imolou como vítima oferecida a Deus.

É a força da santidade. João Paulo II disse que 'a santidade é a força mais poderosa para levar Cristo às pessoas'. De pouco valem todos os meios de comunicação para evangelizar se atrás não houver santos. Os santos abalaram o mundo, quase sem usar o microfone. Teresinha oferecia a Deus todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, pela salvação das almas e pela edificação da Igreja. Ela queria ser uma criança nos braços do Pai; como um brinquedo do Menino Jesus. No dia de sua canonização um cardeal disse que 'pela infância espiritual Teresinha desentulhou o caminho do céu'.

Antes de morrer ela prometeu que 'passaria o céu na terra', isto é, fazendo o bem a todos por sua intercessão sem cessar diante de Deus."

Vamos propor aos nossos filhos "desafios missionários" neste mês, e convidamos os leitores a fazer o mesmo com suas crianças, sempre de acordo com a idade. Não é possível, por exemplo, que a pequena Theresa, que nem um ano de idade tem, seja uma missionária. Mas o Bento, que completará dois anos em dezembro, e a Maria Antônia que já tem três anos e meio, podem, conforme seu entendimento, realizar algumas tarefas em prol da evangelização dos povos.

Outubro, neste ano, tem cinco semanas. Então, o esquema é aproveitar cada semana para um desafio missionário para a MA e outro para o Bentinho.

PRIMEIRA SEMANA

Desafio da MA: falar de como Jesus é bom para um colega na sua escolinha.
Desafio do Bento: repetir as palavras da oração ao Santo Anjo, pedindo que mesmo ame Jesus (que é o mais importante antes de anunciá-Lo aos outros).

SEGUNDA SEMANA

Desafio da MA: brincar com o "querigma das cores", para conhecer o plano de Deus que deve ser apresentado a todos e ela mesma entender, na sua tenra idade, o que ele é.
Desafio do Bento: prestar atenção em uma versão adaptada do esquema do querigma das cores para a sua idade.

TERCEIRA SEMANA

Desafio da MA: falar para seus colegas que vai todos os Domingos à Missa e como isso deixa Jesus contente.
Desafio do Bento: comportar-se bem na Missa para dar bom exemplo aos outros e ajudar a testemunharmos melhor a alegria e a seriedade de uma família católica.

QUARTA SEMANA

Desafio da MA: juntar santinhos e pedir aos homens e mulheres de Deus neles representados pelas necessidades dos missionários ad gentes.
Desafio do Bento: assistir a um desenho com conteúdo religioso e ouvir nossa explicação sobre ele e sobre a importância de se fazer a vontade de Deus.

QUINTA SEMANA

Desafio da MA: fazer um desenho representando os missionários levando o Evangelho de Jesus a quem não o conhece.
Desafio do Bento: colorir uma imagem que retrate uma cena missionária.

Rafael Vitola Brodbeck

Nenhum comentário:

[Domestica Ecclesia] © - Copyright 2013-2017

Todos os Direitos Reservados.
Citando-se a fonte, pode ser o conteúdo reproduzido.