São Roque Gonzales e companheiros, ou Os primeiros canonizados do Brasil são do RS


Hoje se comemora a memória de São Roque Gonzales e companheiros, mártires.

Tanto se falou em Madre Paulina como a primeira pessoa brasileira canonizada. Depois em Frei Galvão como o primeiro homem brasileiro canonizado. Isso está errado. A primeira pessoa brasileira canonizada foi São Roque Gonzales!

Ele é o verdadeiro primeiro santo brasileiro, um jesuíta de Assunção, Paraguai, que evangelizou nas reduções jesuíticas dos guaranis no RS, criou os primeiros aldeamentos em nosso Estado, e morreu martirizado também aqui.

Eu nunca entendi por que é que chamam a Madre Paulina de "primeira pessoa a ser canonizada" no Brasil. O primeiro é São Roque. Se é por ser estrangeiro, Madre Paulina também era (nasceu na Itália), e o Beato Anchieta, Apóstolo do Brasil, era espanhol.

Aliás, se é pra falar em "primeirismo", os TRÊS primeiros santos brasileiros são gaúchos! São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodriguez, e São João del Castillo. Os três jesuítas e que morreram juntos no RS, martirizados por índios. Ademais, São Roque celebrou a PRIMEIRA MISSA NO RIO GRANDE DO SUL, em 3 de maio de 1626, na redução de São Nicolau, hoje uma cidade com o mesmo nome.


Vejam mais aqui: 


Nosso blog propõe as seguintes atividades: 

a) Contar a história de São Roque e seu martírio.



b) Trabalho sobre os sete povos das Missões e o apostolado dos jesuítas entre os guaranis



c) Aula de história sobre as reduções jesuíticas do RS, Argentina e Paraguai

Ruínas de São Miguel






































Plano da Redução de São Miguel

d) Colorir, no mapa do RS, em preto e branco, a área correspondente aos Sete Povos das Missões, assinalar a localização de São Nicolau, onde São Roque celebrou a primeira Missa, e Caaró, no Caebaté, onde foi martirizado e se encontra seu santuário.


Rafael Vitola Brodbeck

Nenhum comentário:

[Domestica Ecclesia] © - Copyright 2013-2017

Todos os Direitos Reservados.
Citando-se a fonte, pode ser o conteúdo reproduzido.