Regra de oração das crianças Brodbeck

Muitos nos perguntam o que aplicamos como rotina de oração das crianças. Nossos filhos sempre rezam à noite e nos acompanham no terço. Por vezes, também no Angelus ou Regina Coeli. E vão à Missa todos os Domingos e dias de guarda conosco. Também visitam Jesus no sacrário quando vamos a uma igreja. Esse ano estamos, aos poucos, implementando uma rotina mais exigente e disciplinada, conforme segue.

---

Regra de oração das crianças Brodbeck


Pela manhã

Após todos tomarem banho e se arrumarem, reunir-se-ão na capela diante do altar e rezarão juntos:

Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo de todo o coração. Dou-vos graças por me terdes criado, feito cristão pelo santo Batismo e me conservado nesta noite. Ofereço-vos as ações deste dia; fazei que sejam todas segundo a Vossa santa vontade, para maior glória Vossa. Preservai-me do pecado e de todo o mal. A Vossa graça esteja sempre comigo e com todos os que me são queridos. Amém.

Em seguida, recitarão o Pai Nosso, a Ave Maria e a Consagração a Nossa Senhora. Com grande alegria, iniciarão as tarefas do dia, após o café da manhã.

Ao meio-dia

Antes do almoço, reunir-se-ão as crianças com os pais diante de uma imagem da Virgem Maria para a récita do Angelus, ou, no Tempo Pascal, do Regina Coeli. Em ocasiões especiais, poderá ser cantado em latim.

Antes e depois das refeições

Antes do almoço e do jantar, as crianças acompanharão as orações dos pais, rezando o Pai Nosso e seguindo a bênção dada pelo pai (ou pela mãe em sua falta, ou, quando presente, por um diácono ou sacerdote):

Abençoai-nos, Senhor, e a estes alimentos, que dados pela vossa bondade vamos tomar.

Ao que todos respondem: Amém.

Após o almoço e o jantar, as crianças acompanham em silêncio a oração do pai (ou da mãe em sua falta):

Nós vos damos graças, Senhor, por todos os vossos benefícios, a vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

Ao que todos respondem: Amém.

Segue-se, então, a oração pelos falecidos, dita pelo pai (ou pela mãe em sua falta):

As almas dos fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.

Após o que todos respondem: Assim seja.

Às dezoito horas

Pela tardinha, as crianças tomarão parte com o restante da família para a recitação do Terço de Nossa Senhora, seguido do Angelus, ou, no Tempo Pascal, do Regina Coeli.

À noite

Antes de dormir, após estarem de pijama, as crianças, no quarto ou na capela diante do altar, rezarão juntos. Podem cantar um hino a Deus. O pai ou a mãe podem também ler algumas perguntas do Primeiro Catecismo da Doutrina Cristã e respondê-las. Em seguida, poderá fazer as mesmas perguntas e as crianças devem respondê-las. É possível, igualmente, ler um pequeno trecho do Evangelho e explicar brevemente. A seguir, quer se tenha entoado hinos, lido o Catecismo e o Evangelho, ou não, as crianças se colocarão de qualquer modo, de joelhos, e repetirão as palavras livres que os pais dirão em oração espontânea dirigida a Deus e Nossa Senhora, pedindo perdão pelas faltas e agradecendo as graças concedidas durante o dia. Após, rezarão juntos o Pai Nosso, a Ave Maria, o Santo Anjo do Senhor, o Glória e as jaculatórias invocando os santos onomásticos. Ao se deitarem, todas pedirão a bênção ao pai e à mãe, beijando suas mãos. 

As crianças que já tiverem recebido a Primeira Comunhão farão suas orações sozinhas, fazendo um exame de consciência, e, após pedir perdão a Deus, com suas próprias palavras, pelas faltas cometidas, agradecerem as graças alcançadas e rogarem luz para o dia seguinte, rezarão o Pai Nosso, a Ave Maria, o Credo Apostólico e o Visitai, Senhor, esta casa.

Aline Rocha Taddei Brodbeck

4 comentários:

Amanda L. disse...

Excelente!

Unknown disse...

Gostei bastante!

Renato disse...

Qual seria essa oração do "Visitai,Senhor,essa casa"?

Aline Rocha Taddei Brodbeck disse...

Visitai, Senhor, esta casa, e afastai as ciladas do inimigo;
nela habitem vossos santos Anjos, para nos guardar na paz,
e a bênção fique sempre conosco. Por Cristo, nosso Senhor.

É da Liturgia das Horas.

[Domestica Ecclesia] © - Copyright 2013-2017

Todos os Direitos Reservados.
Citando-se a fonte, pode ser o conteúdo reproduzido.