Como os desenhos animados infantis influenciam no desenvolvimento das crianças?


Este artigo foi criado pela equipe Arte Piedosa para uso exclusivo do blog Domestica Ecclesia.

Criança vendo desenho animado no tablet

O entretenimento infantil mudou muito com o passar dos anos. O que antes agitava as crianças com corridas atrás de bola, pega-pega ou brincar com figurinhas, hoje se resume a assistir desenhos animados em aparelhos eletrônicos.

Felizmente, muitos deles são educativos e ensinam as crianças os benefícios de serem educadas e comportadas. Entretanto, alguns desenhos também podem instigar comportamentos inadequados. Isso porque os desenhos infantis são extremamente influentes sobre as crianças.


Pensando nisso, preparamos este artigo para falar sobre a influência dos desenhos animados na vida das crianças. Continue a leitura para saber mais!





Como os desenhos afetam e influenciam as crianças?




Ao assistir desenhos animados, as crianças criam vínculos e acabam se identificando com alguns personagens. Isso faz com que os pequenos queiram imitá-los, seja repetindo alguma frase, atitudes ou até mesmo o comportamento.

Portanto, se o personagem principal e seus amigos agirem de forma mesquinha, forem malvados com os amiguinhos ou, até mesmo, mal educados com os pais, a tendência é de que seus filhos comecem a agir da mesma forma.

O certo, então, é não permitir que as crianças assistam desenhos que incentivem:



     Comportamentos contrários às virtudes, mas vistos como positivos;
     Desrespeito aos pais;
     Desrespeito com os amigos;
     Competitividade (no sentido negativo, como se só o êxito fosse importante);
     Consumismo.

Menino assistindo desenho animado infantil no notebook

Quais tipos de desenhos são recomendados para o público infantil?


Apesar de não ser recomendado que as crianças fiquem muito tempo em frente à televisão, é normal que os pais aproveitem esse recurso para entreter os pequenos enquanto fazem trabalhos ou realizam tarefas de casa.


Por isso, para que haja uma garantia de que eles estão gastando um tempo com qualidade, é necessário que os pais incentivem os pequenos a assistir desenhos animados infantis com temáticas educativas, como:

     Empatia;
     Educação com os pais e amigos;
     Respeito;
     Caridade;
     Cultivo das virtudes.

Assim, seus filhos assistem aos desenhos e aprendem valores que podem ajudá-los no futuro. Elas podem aprender sobre empatia e bons modos e se tornarem exemplos para as outras crianças.

Isso não significa que não se possa ver desenhos neutros, ou seja, que mesmo que não passem valores ou não seja educativos, não deseducam necessariamente. Seriam desenhos como passatempo, como hobby.


Nem todo desenho violento é ruim, por exemplo. A violência é neutra. Um desenho que tenha mocinhos, policiais, heróis, que usam da violência legítima para impedir o mal, ajuda a formar valores em situações bem concretas. E outros desenhos que tenham alguma forma de violência em um contexto jocoso, não só fez parte de nossa infância e da de nossos pais, como não nos transformou em seres que banalizam atos violentos. A comédia sempre teve esses elementos tidos hoje como violentos, e o contexto humorístico já nos explicava, implicitamente, de modo que todos os entendiam que não era uma apologia a bater nos outros, por exemplo. Embora embora reconheçamos que existem problemas associados ao chamado bullying, sim, com excessos nas brincadeiras infantis e que podem prejudicar o desenvolvimento emocional, uma certa ênfase nisso, nos parece exagerada, pois afinal as crianças precisam igualmente ter certa "resistência", "resiliência" e capacidade de enfrentar desafios e superar frustrações, o que será fundamental na vida adulta.

Os desenhos animados também ensinam os pequenos a desenvolverem o diálogo, pois costumam conter muitas falas, músicas e artigos coloridos, que prendem a atenção e atuam na área de aprendizado do cérebro, fazendo com que eles absorvam um mundo de novas palavras.

Menino sentado em cadeira mexendo em tablet


Um exemplo de desenho animado infantil educativo para os pequenos é o Pequeno Francisco, produzido pela equipe Arte Piedosa. A animação conta um pouco sobre a história de São Francisco de Assis, ensinando as crianças a serem amáveis com o próximo, educadas e gentis.

O desenho possui músicas contagiantes, conversas animadas e com tom de voz gentil. Além disso, as cores são vivas e chamam a atenção das crianças, juntamente com os formatos utilizados para representar animais e personagens.

Esse conjunto de fatores garante diversão aos pequenos, ao mesmo tempo em que os ensinam a serem pessoas melhores.

Sabendo dessa influência dos desenhos sobre as crianças, é recomendado que os pais também assistam, de vez em quando, para ter um panorama da mensagem principal que é transmitida, como os personagens se comportam e se a animação prende a atenção de seu filho.

Além disso, é bom lembrar que se deve sempre reservar um tempo para brincar com os filhos, sair ao ar livre, incentivar a imaginação e criar atividades que façam com que eles se sintam ligados à família.

Gostou das dicas? Quais desenhos vocês permitem que seus filhos assistam? Conta pra gente nos comentários e compartilhe!

Imagens: Pixabay (Nadine Doerle); Pexels (Bruce Mars); Unsplash (Kelly Sikkema).

Aline Rocha Taddei Brodbeck

Nenhum comentário:

[Domestica Ecclesia] © - Copyright 2013-2017

Todos os Direitos Reservados.
Citando-se a fonte, pode ser o conteúdo reproduzido.