Dia 29 de setembro comemoramos, no calendário moderno, São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos. No calendário tradicional, é a festa somente de São Miguel Arcanjo. Se o leitor segue o calendário antigo, por frequentar a Missa tridentina, rezar o breviário antigo, pode adaptar essa atividade e só usar, com seus filhos ou alunos, a figura de São Miguel.
A imagem está no excelente Happy Saints. Clica nela para aumentar.
Sugerimos aos amigos que cortem as figuras, separando-as. Expliquem às crianças, conforme a idade, quem são os anjos, em geral, e quem são esses anjos especiais comemorados no dia 29, mostrando cada um deles. Contar a história de São Miguel em luta contra o diabo, de São Gabriel anunciando a Nossa Senhora que seria Mãe de Deus, e de São Rafael guiando o jovem Tobias, é interessante.
Após, as crianças podem pintar as figuras.
Em seguida, pega-se um pedaço de papelão e se faz um tríptico, no qual serão colocadas figuras pintadas pelas crianças. O blog Familia Católica apresenta uma sugestão de tríptico, e também de uso do mesmo como pequeno oratório. Quem preferir fazer só de São Miguel, por seguir a forma extraordinária, com o calendário tradicional, não faz o tríptico, mas apenas cola sua imagem no papelão decorado.
Com o oratório pronto, as crianças poderão rezar alguma oração aos santos, guiadas pelos pais, pedindo sua proteção, agradecendo a Deus por eles em nossa vida, e desejando seguir os seus exemplos de serviço a Cristo. Enfim, termina-se com uma prece mais formal. Sugerimos a da liturgia da Igreja para o dia:
"Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."
Um comentário:
Interessante!
E a criança fazendo, participando ativamente, ganha mais sentido, fixa o significado, além de ser uma bonita lembrança para o futuro!
E quem sabe, o início de uma tradição familiar?
Bacana mesmo.
Postar um comentário