Santos Arcanjos - atividade para crianças

Dia 29 de setembro comemoramos, no calendário moderno, São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos. No calendário tradicional, é a festa somente de São Miguel Arcanjo. Se o leitor segue o calendário antigo, por frequentar a Missa tridentina, rezar o breviário antigo, pode adaptar essa atividade e só usar, com seus filhos ou alunos, a figura de São Miguel.

A imagem está no excelente Happy Saints. Clica nela para aumentar.



Sugerimos aos amigos que cortem as figuras, separando-as. Expliquem às crianças, conforme a idade, quem são os anjos, em geral, e quem são esses anjos especiais comemorados no dia 29, mostrando cada um deles. Contar a história de São Miguel em luta contra o diabo, de São Gabriel anunciando a Nossa Senhora que seria Mãe de Deus, e de São Rafael guiando o jovem Tobias, é interessante.

Após, as crianças podem pintar as figuras.

Em seguida, pega-se um pedaço de papelão e se faz um tríptico, no qual serão colocadas figuras pintadas pelas crianças. O blog Familia Católica apresenta uma sugestão de tríptico, e também de uso do mesmo como pequeno oratório. Quem preferir fazer só de São Miguel, por seguir a forma extraordinária, com o calendário tradicional, não faz o tríptico, mas apenas cola sua imagem no papelão decorado.























Com o oratório pronto, as crianças poderão rezar alguma oração aos santos, guiadas pelos pais, pedindo sua proteção, agradecendo a Deus por eles em nossa vida, e desejando seguir os seus exemplos de serviço a Cristo. Enfim, termina-se com uma prece mais formal. Sugerimos a da liturgia da Igreja para o dia:

"Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."

Rafael Vitola Brodbeck

Um comentário:

Cris GoMon disse...

Interessante!
E a criança fazendo, participando ativamente, ganha mais sentido, fixa o significado, além de ser uma bonita lembrança para o futuro!

E quem sabe, o início de uma tradição familiar?
Bacana mesmo.

[Domestica Ecclesia] © - Copyright 2013-2017

Todos os Direitos Reservados.
Citando-se a fonte, pode ser o conteúdo reproduzido.