Outubro, mês do rosário

Aqui em casa, rezamos diariamente o terço, por volta das 18h, em família. As crianças, desde cedo, aprendem que é uma hora sagrada, e mesmo sem compreender as palavras que dizemos ou os fatos que meditamos, sabem que se está diante de algo diferenciado, um momento para falar com Deus. Aos poucos, vão entendendo do que realmente se trata, porém o hábito já vai sendo formado em suas almas. Tratamos de como trabalhar a vida de oração nas crianças neste post.

Em outubro, comemoramos o mês do rosário, do terço, porque nele se festeja a vitória dos cristãos sobre os turcos na Batalha de Lepanto, justamente pelo poder dessa oração. É a data de Nossa Senhora do Rosário, em 7 de outubro.

É um mês inteiro em que podemos nos dedicar a instruir ainda mais nossos filhos sobre a importância de se rezar o terço. Em nossa família iremos imprimir uns cartões em inglês com as figuras de cada mistério meditado nas contas do rosário. Os leitores podem baixá-lo no link indicado pelo Family in Feast and Feria, um blog com proposta semelhante à nossa. Aliás, o mesmo Family in Feast and Feria resgatou figuras para colorir de um livro que já está esgotado, antigo, para as crianças pintarem. Como é uma edição antiga, não traz os novos mistérios luminosos. Os mistérios gozosos estão em PDF aqui. Os mistérios dolorosos aqui. E, finalmente, os gloriosos aqui.

Rezar o terço todos os dias é uma forma de cumprir o pedido de Nossa Senhora de Fátima, em 1917.


Duas grandes festividades brasileiras em honra da Virgem Maria são celebradas em outubro também: Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro, e Nossa Senhora de Nazaré (com o famoso Círio de Nazaré, intensa devoção popular mariana em Belém do Pará), no dia 13. Mais dois motivos para intensificarmos nossa amizade com Deus pelas mãos de Sua Santíssima Mãe rezando o seu rosário.

Rafael Vitola Brodbeck

Um comentário:

Lívia Guimarães disse...

É o pedido que Nossa Senhora fez, rezar o rosário sempre.

Rezemos pela salvação da humanidade.

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

[Domestica Ecclesia] © - Copyright 2013-2017

Todos os Direitos Reservados.
Citando-se a fonte, pode ser o conteúdo reproduzido.