Bênção solene da mesa na refeição de Páscoa

A Páscoa se aproxima. É a oportunidade de celebrar uma Bênção Solene da Mesa, durante o almoço especial pascal que a família católica deve fazer, para bem comemorar essa festa maior da Cristandade.

Uma sugestão de almoço para abençoar é um cordeiro, tipicamente pascal!









Na ausência de um sacerdote ou diácono, o chefe de família, de preferência usando a água benta na Vigília Pascal, presidirá a cerimônia, conforme as rubricas abaixo, retiradas do Rituale Romanum, edição da Conferência Episcopal Portuguesa, na forma ordinária, portanto.


ANTES DA REFEIÇÃO

790. Aquele que preside à mesa diz:

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos se benzem e respondem:

Amen.

791. Um dos presentes faz uma leitura breve:

Escutai, irmãos, as palavras do profeta Isaías     Is 58,10.11a

Se deres do teu pão ao faminto e matares a fome ao indi gente, a tua luz brilhará na escuridão e a tua noite será como a luz do meio dia. O Senhor será sempre o teu guia e nos lugares desertos saciará a tua alma.

792. Ou    

Escutai, irmãos, as palavras dos Actos dos Apóstolos     Actos 2, 44-47a

Todos os que haviam abraçado a fé viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam propriedades e bens e distribuíam o dinheiro por todos, conforme a necessidade de cada um. Todos os dias frequentavam o templo, como se tivessem uma só alma, e partiam o pão em suas casas, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração, louvando a Deus e gozando da simpatia de todo o povo.

793. Ou

Escutai, irmãos, as palavras do apóstolo São Paulo aos Coríntios     2 Cor 9, 8-10

Deus pode cumular -vos de todas as graças, de modo que, tendo sempre e em tudo o necessário, vos fique ainda muito para toda a espécie de boas obras, como está escrito: «Re parte com largueza pelos pobres; a sua generosidade permanece para sempre». Aquele que dá a semente ao semeador e o pão para comer, também fará frutificar com abundância a vossa semente e multiplicará os frutos da vossa justiça.

794. Ou

Escutai, irmãos, as palavras do apóstolo São Paulo aos Efésios     Ef 5, 19-20

Enchei-vos do Espírito Santo, recitando entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando em vossos corações, dando graças por tudo e em todo o tempo a Deus Pai, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

795. Ou

Escutai, irmãos, as palavras do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses     1 Tess 5, 16-18

Vivei sempre alegres, orai sem cessar, dai graças em todas as circunstâncias, porque é esta a vontade de Deus a vosso respeito, em Cristo Jesus.

796. Ou

Escutai, irmãos, as palavras da Epístola aos Hebreus     Hebr 13, 1-2

Perseverai no amor fraterno; não esqueçais a hospitalidade, porque, graças a ela, alguns sem o saberem hospedaram Anjos.

797. Ou

Escutai, irmãos, as palavras do santo Evangelho segundo São Mateus     Mt 6, 31ab.32b-33

Não vos inquieteis, dizendo:«Que havemos de comer, ou que havemos de vestir?». O vosso Pai celeste sabe que tendes ne cessidade de tudo isto. Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo isto vos será dado por acréscimo.

(...)

806. (...)

Oremos.

Nós Vos louvamos com alegria, Senhor Jesus Cristo, que, depois de ressuscitardes de entre os mortos, Vos
fizestes reconhecer pelos discípulos ao partir o pão. Estai presente, Senhor, no meio de nós, ao tomarmos este alimento com acção de graças e fazei que, recebendo-Vos como nosso hóspede na pessoas dos irmãos, sejamos por Vós recebidos à mesa do vosso reino celeste. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

R. Amen

DEPOIS DA REFEIÇÃO

807. Aquele que preside diz:

V. Os discípulos reconheceram o Senhor. Aleluia.
R. Ao partir o pão. Aleluia.

Oremos.

Deus, fonte de vida, derramai em nossos corações a alegria pascal e concedei àqueles que alimentais com os frutos da terra a graça de progredirem sempre nos caminhos da vida nova que misericordiosamente nos destes em Cristo ressuscitado. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

R. Amen.

Rafael Vitola Brodbeck

Nenhum comentário:

[Domestica Ecclesia] © - Copyright 2013-2017

Todos os Direitos Reservados.
Citando-se a fonte, pode ser o conteúdo reproduzido.